República Portuguesa – Exposição permanente

Band :
Title : 15 e 16 de setembro
Label : , ,

Introdução 

Na manhã de 5 de Outubro de 1910 é proclamada a República, na varanda dos Paços do Concelho, em Lisboa. Com ela nasce também a instituição presidencial que, apesar das sucessivas alterações dos seus poderes, marca profundamente a história do século XX português.

I República (1910-1926) 

O primeiro Presidente constitucional da República Portuguesa, Manuel de Arriaga, é eleito no meio de forte competição, a 26 de Agosto de 1911. Com um mandato de quatro anos, ocupa a Presidência até 26 de Maio de 1915, data em que, na sequência da ditadura militar de Pimenta de Castro, resigna a favor de Teófilo Braga.

Estado Novo (1926-1974) 

O golpe de estado, que triunfa praticamente sem oposição, inaugura um longo período ditatorial. Os primeiros meses da Ditadura Militar são turbulentos e confusos, com os líderes da insurreição a disputarem o poder: Sinel de Cordes, Mendes Cabeçadas, Gomes da Costa.

Democracia 

Os dois primeiros Presidentes do após 25 de Abril, António de Spínola e Francisco da Costa Gomes, são propostos pelo Movimento das Forças Armadas e não eleitos.